terça-feira, 16 de março de 2010

Feliz ano do Tigre

Só teve uma pessoa (fora mamae) que reclamou que eu nao posto mais, entao, vou dedicar o posto a seguir a ela: Dedéia!!!
O que acontece, minha gente é que meu notebook antigo quebrou e eu resolvi esperar um pouco ate comprar um outro. E cá estou, digitando de teclados novinhos.

E, em um mes, muita coisa pode acontecer...

Eu vivi o ano novo chines, que para as pessoas daqui significa mais do que a passagem do ano do calendário ocidental. Apesar de Cingapura seguir o calendário ocidental, é o ano novo chines que tem mais significado para a maioria dos habitantes daqui. Digo a maioria porque nem todos comemoram. Acho que é que nem o carnaval: muita gente comemora, e a parcela da populacao que nao gosta comemora também porque é feriado.

Enfim, nas semanas anteriores ao ano novo chines ja da pra sentir uma grande comoçao na cidade. Tudo gira em volta de presentes/temas/comidas/musicas de ano novo chines. TUDO!Daí voce vai no supermercado comprar papel higienico e alguem te deseja feliz ano novo. No mínimo esquisito para alguem do ocidente como eu. Só sei que depois de alguns "feliz ano novo" até eu ja comecei a entrar no clima...

O bom é que nao só eu e a cidade entramos no clima, como tambem a empresa onde trabbalho e a dona do apartamento onde moro. e já explico o por que: um dos costumes do ano novo chines é uma pessoa mais velha colocar dinheiro em um envelope vermelho e dar para as pessoas mais novas. Nao preciso nem dizer que a empresa resolveu abrir a mao, assim como a dona do ape, né? Mas nao pensem que é muito dinheiro nao, é algo simbólico. Mas achei legal o gesto.

To rica!

Outra coisa bem comum nessa época do ano é as pessoas darem laranjas e doces de presente umas as outras. No trabalho ganhamos laranjas. Em casa ganhamos bolachinhas.

A "virada do ano" eu passei na casa de um amigo chines (nao chines da china, mas daqui de cingapura) que vive com os pais. Foi legal, mas nao foi NADA do que eu estava esperando, com fogos de artificio e todo mundo se abraçando. Sei la, ano novo no ocidente é assim, nao é? Entao, acho que a conclusao que eu cheguei é que aqui é uma mistura de natal, quando as pessoas ficam com suas familias, em casa e se dao presentes com o ano novo, porque tem toda a mistica da passagem, do novo, do ciclo.

Bem, o dia seguinte a "passagem" do ano, resolvi sair para caminhar na cidade e ela estava completamente vazia. Nao tinha nada. Acho que muito se deve ao feriado prolongado, que durou de sexta a terça feira (e que eu, por sinal, nao aproveitei, porque sigo o calendario da Alemanha). O legal é que as comemoracoes do ano novo nao duram apenas um dia. Como disse antes, voce sente na cidade inteira um clima festivo e depois da passagem do ano ainda há festas e comemoracoes.

Uma das coisas que vi na rua, por acaso, foi um desfile de dragoes chineses. O chato é que eu nao tinha máquina. Mas daí a gente vai no amigo gúgou, digita "Chinese New Year Dragon", clica em imagens e... TCHARAN! Mais ou menos o que eu vi aparece.

escola de samba?

No final, percebi que cheguei a conclusoes muito basicas sobre o ano novo chines. Talvez ano que vem devesse estar na China. Quem sabe...



E só pra constar: saldo de mais de um mes sem computador = 4 livros lidos (Demian - Herman Hesse; O evangelho segundo Jesus Cristo - José Saramago; Alice no País das maravilhas e Alice através do espelho - Lewis Carrol), entrar na academia, comprar criado mudo, alguns filmes vistos (The General, The Party, Pulp Fiction, Alice, MUITOS documentarios de arte), ir para duas óperas...
saldo de menos de uma semana COM computador em casa = acordar todo dia as duas da tarde. Ainda bem que eu so começo as tres =)

5 comentários:

Bel Balieiro disse...

Mais uma experiência inesquecível... gostando ou não gostando, se surpreendendo ou decepcionando... essa é minha amada. SEMPRE CRÍTICA. Até parece que puxou a mamis... HuHauhUAhUAHUAHuAHUAHuAHuahua...
E agora pára de economizar e escreve o significado de ganhar laranjas... tô super curiosa!
Quanto ao saldo do pc com/sem, só sei que eu amo você sem pc, mas amo mais com pc poque a gente pode ficar fofocando sem parar!
E eu nunca canso de dizer bem gritado: TE AMO GIGANTE HE-MAN SUPERHIPERMASTERBLASTERADVANCEDPLUS DO UNIVERSO INTERGALÁTICO!

Andrea disse...

AMEI, Gabi!
O que vc tá vivenciando não tem preço!
Aproveita mesmo e conta tudo pra nós, hehehe...
E muito obrigada pela dedicatória, viu? Fiquei muito feliz!!!
Beijos, querida.

Juliana disse...

Nossa, o computador pode ser um "atraso" de vida mesmo, especialmente estando longe de casa e querendo manter contato, né?
Adorei te ver na cam aquele dia e adorei ler essas notícias sobre o Ano Novo Chinês e sobre você, é claro! Amei o envelope onde está o dinheiro, mto lindo!!!
BEIJOS!!!

Ari Pedro disse...

adorei a volta! mas fiquei me perguntando se você não ficou na fissura de entrar embaixo de um dragão desses...

bjs

dedas

Anônimo disse...

realmente é incrível a quantidade de coisas que fazemos quando não temos um computador, ou quando estamos sem a internet mesmo. hahaha

eu já te falei a enciclópedia cultural que eu acho que você é com esse blog? hahaha. sério!

enfim, saudades de tiii.. ainda vivemos comentando de você todas as vezes em que saímos!
:**