domingo, 31 de janeiro de 2010

e tudo continuou...

Bem, depois de chegar em casa na sexta a noite, resolvi pesquisar na internet sobre o festival Thaipusam e descobri que o tal festival duraria o dia seguinte inteiro. Mudanca de planos é comigo mesma! Ao invés de ir para o Zoo, resolvi ficar pela vizinhança, já que moro em Little India e o festival é celebrado nesse bairro.

Acordei e fui para um templo. Na entrada vi algo que me foi muito familiar por alguns meses quando estive na Índia: um mundaréu de sapatos deixados do lado de fora do templo, já que nao se pode entrar calçado.
Brechó?
Parei ali perto dos sapatos e descobri que ali nao era a entrada do templo, e sim a saida dos devotos. E novamente, como na sexta a noite, o que eu vi foram as coisas mais loucas da minha vida (superando as de sexta).

Nao tenho como descrever o que era. Eram homens carregando ornamentos em homenagem aos deuses hindus nas costas. Ornamentos que pesam muito (ouvi falar de 15 a 20 quilos). E ornamentos com pequenas lanás perfurando o corpo dos devotos. Sim, o corpo TODO perfurado por lanças, carregando um ornamento de 20 quilos, tendo que andar mais ou menos 4km. A maior devoçao que ja presenciei, sem dúvidas.
ai!
A medida em que cada devoto saía do templo, amigos e/ou familiares batucavam e/ou cantavam/entoavam mantras e o devoto começava a dançar. No portao de saída do templo, um membro da familia pegava um coco, acendia uma vela nele e fazia uma oraçao enquanto "benzia" a pessoa(nao tenho termo menos cristao para isso). Depois, jogava o coco com toda forca na lixeira. E dai começava a caminhada rumo a um outro templo, a mais ou menos 4 km dali. Devo ter visto uns 20, 25 devotos com o corpo furado. Dentre eles dois jovens de uns 14 anos mais ou menos e uma crianca de uns 10 anos.

nada de sangue!
Assim que descobri que era permitido entrar no templo para ver os rituais iniciais, é claro que entrei. Presenciei entao, no meio de uma multidao de devotos com suas familias e turistas com suas maquinas fotográficas, o momento em que um devoto ia ser espetado. Gente, fiquei chocada e me deu vontade de chorar. Com certeza a pessoa sente MUITA dor. Apesar disso, a expressao do devoto que eu acompanhei era de uma mistura de dor com serenidade. E nao vi sangue nenhum. Enquanto alguns familiares enfiavam as lanças no homem, uma mulher rezava e depois dela alguns homens entoavam mantras. Tudo isso misturado a batucadas que outras familias estavam fazendo para outros devotos. É uma coisa hipnotizante. Eu nao teria saído de lá se nao fosse pela minha amiga, que estava passando mal.

devoto sendo espetado

lanças (ou vel)
Sei que muitas pessoas nao aguentariam ver o que eu vi e muitas tambem julgariam quem estava lá participando dos rituais. Eu nao. Eu sou a pessoa mais feliz do mundo por ter tido a oportunidade de presenciar esse festival tao importante na vida de tanta gente. Estou maravilhada com a Ásia. De novo e sempre.

5 comentários:

Bel Balieiro disse...

Como diz sua mãe, Deus é f... criou a pessoa e lhe deu a liberdade de escolher caminhos diferentes...
Feliz quem tem os olhos e a vida sem preconceitos e consegue ver/vivenciar/perceber que a grande magia da vida é a convivência com harmonia e respeito pela diversidade...
Sou feliz porque você é assim.
Sou orgulhosa porque você é minha filha.
Te amo!

Letícia disse...

Que máxiiimo!!!
Esse mundo tem tanta coisa pra gnt ver ainda!!
Aproveita mtu a viagem e as descobertas

bjoooo

Ari Pedro disse...

engraçado que você falou do outro e se revelou
por isso que ficamos orgulhosos (eu e sua mãe...)
esse olhar apaixonado e descontaminado
é o que precisamos pra conviver...
bjs
dédas

Anônimo disse...

Juro que por um momento eu pensei: há! a globo nunca mostrou isso! uahauahuaha

mas é incrível, quando a gente acha que já viu de tudo, que nada, nada mesmo!
bem, eu não sei se chegaria a olhar tudo e não me sentir um pouco mal, mas na hora são outras as sensações do que quando a gente só se imagina no lugar.
e como sempre eu fico muito contente que você esteja gostando de estar aí!

enquanto isso eu fico aqui morrendo de saudades só! hauahauha

beijos!

.Helena. disse...

gabi, esse lugar é a tua cara. aproveita, amiga, e divirta-se(-nos).