terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O dia-a-a dia ao contrário

Pra variar andei pensando em uma coisa: como certas coisas que sao muito diferentes, depois de certo tempo ficam comuns. O primeiro impacto de algo que é estranho a voce pode chocar, pode te fazer rir, mas sempre causa uma certa estranheza. É obvio. Mas e quando aquela coisa estranha se torna comum? Isso já nao é tao obvio, pois eu creio que tem certas coisas que sempre nos causarao estranheza. E é aqui que eu começo a falar de uma coisa muito comum na Ásia, mas que ainda me causa estranheza: a direcao do lado direito.

ai, to do lado errado!

Me lembro que na minha primeira grande viagem internacional fui pra India e fiquei bem confusa com o tráfego por la. É claro que a India nao serve de base, porque creio que as pessoas la nao ligam muito para leis de transito, entao, se tiverem que ultrapassar tanto pela direita, quanto pela esquerda, vao fazer.

Na minha segunda vinda a Asia, acabei nao andando muito de carro, portanto a direcao nao me chamou muito a atencao.

Dessa vez, pela terceira vez nesse continente, a direcao "ao contrario" voltou a ser uma coisa que me causa estranheza. Ja chegando no aeroporto, eu, minha mae e meu irmao pedimos um taxi para irmos até o hostel. Malas no porta-malas, mulherada com sacolas no banco de tras e guilherme no banco da frente. Aonde ele entra? No lado do motorista. O chines ate brincou com ele perguntando se ele queria dirigir (chines fanfarrao!). Eu, como boa irma, e achando que era A experiente em Ásia, zuei meu irmao. E tudo bem.

Ate que me pego um dia falando para minha mae: "nossa, mas como tem mulher dirigindo aqui e Cingapura! Um exemplo!" Exemplo? As mulheres estao do lado esquerdo, Gabriela, do lado do passageiro! E atravessar a rua? Juro que a gente se confunde pra que lado devemos olhar!

Agora, a coisa que mais tenho que me acostumar é o lado da escada rolante. Sabe quando voce ta numa escada rolante e ncosta em um dos lados para quem quiser subir mais rapido passe? Entao, aqui voce tem que ficar do lado esquerdo. A ultrapassagem aqui é pela direita! E se voce fica parado do lado errado, quem ta com pressa sai bufando! Alias, as experiencias com escadas rolantes, elevadores e esteiras rolantes é assunto para outro post inteiro!

sai da frente! to ultrapassando! (pela direita)
Com certeza com o tempo a estranheza dos lados vai passar, porque vivo andando a pé e de táxi (que por aqui é baratissimo!), mas e quando eu for pro Brasil? Será que vou virar canhota de novo?

6 comentários:

Zeh Ronaldo disse...

E pra causar estranheza em nós outros, vc colocou as suas informações do lado esquerdo!!! Beijo Gabi... saudades!!!

narinha disse...

gabi, tá muito legal o blog! bom te ler :)
e acho que com todas essas viagens tu
vai acabar virando ambidestra!!! :)))

se cuide, se divirta e continue escrevendo.
um beijão da narinha.

Ari Pedro disse...

e se você pensar que, do ponto de vista do Brasil, você também está de cabeça pra baixo?

Vanessa Civiero disse...

eu literalmente posso dizer: quem disse que a gabi não é cultura? auhauahuahauhau
adoro as coisas que descubro por aqui. e fico imaginando o quão estranho não é pra ti mesmo. mas aproveita antes que acostume! =D

marina disse...

eu passei pouquissimo tempo em londres mas andava de carro pois meus amigos moravam fora de londres... eu achava que iamos bater em toda esquina uauhauhahuahhau e quando tem bifurcação ou rotula na rua eu sem-pre olhava pro lado errado... é um perigo, mas também dá uma sensação de ser criança e não saber direito das coisas... hehehehe

estou adorando esse blog!! :)))
bjo bjo bjo

Bel Balieiro disse...

Pior é levar um pedala com a canhota pq vc ta na esquerda, né dito? Huhauhauhauhuahauhuahuahuaa
Beijo, te amooooooooooooo