quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

misturas e sabores

Hoje na hora do intervalo do trabalho tive uma conversa com um amigo brasileiro que foi muito interessante: falamos sobre comida.

É engraçado como em cada lugar do mundo, pode ser até mesmo num mesmo país, a alimentaçao muda. Nao só os aliementos mudam, mas tambem os sabores e até a quantidade de comida que cada um costuma comer.

Bem, a primeira coisa que conversamos, falando sobre sabores é que no Brasil dividimos o paladar em quatro: doce, salgado, azedo e amargo (diz a wikipedia que ainda tem o umami, mas na hora da conversa eu nao sabia disso). Meu amigo disse que na China as pessoas tem mais divisoes para os sabores. Um deles é o adstringente. E dai eu me pergunto: será que tem sabores que nao conhecemos ainda? E por que e como dividir em quatro (ou cinco) tantos sabores diferentes? Nao chegamos a conclusao nenhuma, obviamente. Mas essa discussao nos levou a um outro ponto: a mistura dos sabores.

Aqui em Cingapura, por viverem varias etnias diferentes e muitos estrangeiros tambem, há comida para todos os tipos de paladar. Todo dia eu almoço em uma food court, que é como se fosse uma praça de alimentaçao, com comidas locais e sem o shopping hehe.


Dosai, minha comida indiana preferida!

Na food court onde costumo almoçar há muitos restaurantes chineses, malaior, indianos e japoneses. Eu geralmente como em um restaurante indiano, para relembrar meus dias na querida Índia. E hoje resolvi experimentar um outro restaurante, que vendia comida vegetariana malaia (seja lá o que isso quer dizer). E eu ODIEI! E fiquei pensando: como é que alguem pode gostar da comida dita tipicamente malaia? É uma mistura de peixes fritos envoltos em farinha, com uns caldos (de peixe) e pimenta. E percebi que muitas pessoas gostam, inclusive meu amigo brasileiro. Já a comida chinesa daqui é totalmente sem sal. Mas sem sal MESMO! Arroz, macarrao, legumes, tudo sem sal (e pra mim sem gosto). Já a indiana é apimentada e forte, com uma mistura enorme de temperos diversos.

Fico pensando nas misturas de sabores e texturas que fazemos no Brasil, tal como o arroz com feijao, bife e farinha. Esse prato do dia a dia brasileiro deve soar muito estranho para alguem daqui, que come sorvete com milho e feijao (soar nao é o verbo propicio aqui, mas nao sei qual usar. Algo como schmeken, em alemao, seria bom).


comida tipicamente malaia que eu nao sei o que é.
(minha mae experimentou, nao sei se gostou)


Será entao que paladar é uma coisa que se desenvolve na gente ou que a gente é condicionado? Tambem nao cheguei a conclusao nenhuma.

A ultima coisa que falamos foi sobre a quantidade de comida. Me parece que as pessoas aqui, a cada refeicao, comem um prato muito menor do que comeriamos no Brasil. Hoje por exemplo, no jantar, resolvi comer macarrao. Quando olhei o prato pensei que eu ia ter que pedir outro, porque a quantidade de macarrao era muito pequena. Só me dei conta de que aquela era a quantidade certa de comida quando acabei o prato e me senti satisfeita e nao cheia.

Enfim, esse post ta confuso mas to com preguica de arrumar. É que como ta na descricao do blog: eu nao quero me perder nem nas memorias, nem nas historias. Entao é melhor eu escrever agora pra ninguem entender, sabendo que quando eu ler mais pra frente, vou saber do que estava falando.

Beijos saudosos.


6 comentários:

Ari Pedro disse...

senta que lá vem palestra!

os receptores de sabor da boca (que ficam na língua e são responsáveisl pelo paladar) são mesmo cinco: doce, salgado, azedo, amargo e umami

mas isso é só uma parte da história: o olfato (no nariz, que recebe os gases da comida quando mastigada) consegue reconhecer mais de 5000 substâncias diferentes, e é responsável por mais de 80% da sensação de gosto que sentimos quando comemos

além disso, esses sistemas de recepção apenas dão a informação bruta, mas a reação ao que foi percebido é muito mais complexa, envolve inclusive emoções (o olfato tem conexões diretas com o sistema límbico, principal sistema envolvico na produção das emoções), memória, raciocínio, etc.

bjs

dedas

(se quiser, posso continuar a palestra, rsrsrs)

eusouagabi disse...

oba!!! enciclopedia no meu blog, e de gratis =D

Ari Pedro disse...

falar nisso, sabe o que é o umami?

é o receptor ativado pelo ácido glutâmico com sódio, o glutamato monossódico, ou, melhor dizendo: AJI-NO-MOTO

então adivinha quem foi que descobriu os receptores de umami...

Unknown disse...

hehe.. oooo q saudade..

não para com as historias daí gabi.. to adorando relembrar.. ... tudo tão familiar :)

bejão e aparece no msn!! louco pra falar contigo!! :)

Andrea disse...

Oi Gabi!!!
Essa comida tipicamente malaia parece uma sopa de tomate com macarrão e pimentão...
Me deu vontade!
Bjo.

Cau Jhiane disse...

Enfim consegui acessar o blog!
Não deixa de postar nao, viu!
Saudadona sua loca!!!!
Beijoooo