segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tuva Throat Singing

To devendo muitas atualizacoes no blog, eu sei... Tem Jacarta parte II, a viagem a Melaka e a Kuala Lumpur. Mas resolvi nao seguir uma ordem tao cronológica hoje.

Eu decidi que, se nao for viajar, ficando em Cingapura tenho que fazer algo de útil. Útil no sentido de aprender algo. E aqui, podem ter certeza que há muitas coisas para se fazer. Como ja mencionei antes, já fui em óperas, museus, parques e ontem, fui a um concerto.

Comprei o ingresso sem saber o que esperar. A única coisa que sabia era que era um grupo de musica tradicional na Mongólia. Bem, alguma coisa de interessante nesse grupo havia de ter. Entao ontem, num domingo a tarde, logo antes de ir para o show, resolvi ler sobre a tal musica folclorica mongol, que acabei descobrindo nao ser da Mongólia, mas sim de Tuva, uma república da Ex-Uniao Soviética, hoje parte da Rússia. Bem, lendo sobre a música, descobri que os cantores desse tipo de música tem uma técnica singular de cantar: conseguem cantar duas linhas melódicas ao mesmo tempo. Para os leigos é fácil entender: eles cantam duas vozes AO MESMO TEMPO!

Bem impressionante, né? O grupo que eu fui ver se chama Huun Huur Tu e pelo que pesquisei, sao um dos primeiros grupos (se nao o primeiro) a popularizar o Throat Singing. É um quarteto que nao só canta dessa maniera peculiar, mas também com vozes"normais" (e muito bem, por sinal). Outra coisa interessante de se ver no show, foram os instrumentos que eles usavam. Acho que o único cvelho conhecido era o violao, que usaram em uma musica. O resto, foram todos instrumentos típicos de Tuva.

Depois do show houve um bate-papo com os músicos. Eles explicaram que há a técnica do throat singing na Mongólia, mas é uma técnica diferente da que eles usam. Contaram que nao há uma tecnica para se aprender esse tipo de canto, apesar de algumas pessoas começarem a sistematiza-lo em escolas: a maioria das pessoas aprende de pai para filho. É como uma língua, falou um dos músicos, voce nao pergunta: oq ue é papa ou mama, voce fala e sabe. (se alguem ficar treinando throat singing e conseguir fazer algo minimamente parecido, premio especial de Cingapura. juro que mando! haha) Segundo um musico, eles conseguem mexer musculos da garganta que nos na vida inteira nao conseguiremos. Por falta de tentativas, porque, segundo ele, é questao de treino. E quanto mais se treina, melhor a voz (inclusive a "normal") fica (com certeza nessa parte eu concordei, porque todos os musicos tinham voz de locutor).

Perguntaram se ha mulheres que tem essa tecnica. Disseram que até poucos anos atras era uma arte restritamente masculina, mas que agora ha alguma mulheres tentando fazer. Apesar disso, ainda há muito preconceito.

Achei muito legal ter ido ver esse grupo. Eles tem vários projetos com ocidentais, inclusive muitos de música eletronica. Mas o que eu consegui perceber depois do show, depois de uma conversa com um amigo, é que esse é o futuro do metal!! YEAH! \o/

p.s. comprei dois cds da banda. Achei que iam ser daqueles CDs que a gente compra só pra ter e pra mostrar pros amigos as musicas exoticas que existem por ai. Mas nao, as musicas sao muito gostosas de ouvir e to viciadinha. Daqui a pouco to falando a língua tuviniana...

5 comentários:

Sandro Brincher disse...

Do caralho, truta!

Ari Pedro disse...

e tem jeito de ouvir isso em algum youtube?
então posta pra gente...

marina disse...

que legal! faz uns mp3 ai pra gente ouvir!! :D

Bel Balieiro disse...

Também quer ouvir... e com certeza com seu ouvido musical privilegiado (orgulho da mamãe.. rs) logo logo vc vai estar cantarolando (se é que ainda não tá), vide os dvds indianos que eu morro de inveja de acompanhar...
Mas deixando de lado os elogios rasgados, eu sou realmente uma privilegiada de ter uma filha assim, tão especial... e vc de ter essa vida aberta para o mundo... te amo gigante maior do universo ocidental da intergaláxia forever!
E tô com muita saudade, contando os dias pra nossa viagem de férias.
Deus te ilumine, guie e abençoe, SEMPRE, minha amada!

Unknown disse...

Gabi,

Amei!!! Queria ter visto ao vivo!

Beijos,