sexta-feira, 21 de maio de 2010

Jacarta - parte II

Nossa, já faz uns dois meses que eu fui pra Jacarta e ainda nao postei a segunda parte da viagem... Mas aqui vai:

Acordamos cedo e nos encontramos todos (eu, Aureo, Ben, Caroline e Sabina) para irmos para um parque temático nos arredores de Jacarta. Nao, nao é como a Disney. O Taman Mini Indonesia Indah é um parque sobre a Indonesia. Mostra os aspectos da vida no maior arquipélago do mundo, os diferentes tipos de casa de cada regiao, roupas, danças e tradiçoes. É um lugar super interessante de se visitar, principalmente pra quem nao tem muito tempo para conhecer a Indonesia inteira.

Nesse parque há um museu sobre a cultura Balinesa que é incrível (a cultura e o museu sao incriveis).
bonecos balineses
Depois de ficarmos umas 3 horas no museu, eu e Aureo alugamos uma scooter e fomos dar uma volta pelo parque. Sim, é tao grande que nao da para ir a pé. Almocamos e saimos do parque em direcao a uma mesquita a aluns metros dali.
Nao era uma mesquita turistica, mas era linda. Eu, Ben e Aureo resolvemos entrar e nos deram roupas para muculmanas para vestir. Para os meninos, um Sarong, que é como uma saia. Para mim, uma roupa típica de muçulmana.

Lindia

Entramos na mesquita e como era hora de reza, resolvi nao sair andando pela mesquita toda, com medo de desrespeitar algo. Os meninos foram explorar o lugar e eu fiquei quietinha, perto de algumas mulheres rezando. Foi quando uma delas percebeu minha presença e comecou a falar em Bahasa Indonesia comigo. Respondi que nao falava aquela lingua e a mulher, chegando a conclusao mais obvia do mundo, exclamou: - Ah! Ok, so you speak Arabic! From Saudi Arabia! Sim, a mulher achou que eu realmente era muçulmanda e no momento seguinte, lá estava eu me abaixando com outras mulheres e louvando a Allah. Comecei a ficar um pouco desesperada se alguem descobrisse que eu nao era muculmana e principalmente que nao havia feito as abluções. Saí do grupo, achei os meninos e sai de la bem rapidinho. O bom é que vivi uma experiencia que poucos muçulmanos tem a oportunidade de viver.

Lições
Depois do parque cada um foi fazer uma coisa. Eu, Aureo e Sabina demos uma volta na cidade e pude ver as partes realmente pobres de Jacarta, com favelas, pessoas esmolando,e muita sujeira. Sabina, como boa européia, ficou chocada. Eu, como brasileira, vi coisas que, infelizmente, já vi muito no Brasil.
São Paulo?

tuk tuk

modalidade de esporte bastante conhecida no Brasil:
surfe no trem


Demos uma parada em um centro comercial e lá comi uma coisa que há muito tempo estava com vontade: Pão de Queijo!!! Nao sei porque nem como importaram, mas tava gostoso demais!

pão di quejo, sô!

A noite fomos dar uma volta pelo bairro dos bares de Jacarta, que é uma cidade conhecida pela night life no sul da Asia. Dizem ter as melhores boates e bares da regiao. Junto com os canadenses que haviamos conhecido no dia anterior passamos a noite fumando narguile e conversando. Ótimo fechamento para o que foi a minha primeira viagem durante minha estadia em Cingapura.

uma observacao é importante: no post sobre o primeiro dia em Jacarta eu falei que era importante se lembrar que um grupo de criancas havia pedido para tirar fotos com a gente e uma delas disse que eu era muito linda. Pois entao, no segundo dia em Jacarta tiramos fotos com pelo menos mais 5 grupos diferentes de pessoas.

miss indonesia
E em todos os grupos as pessoas dizendo que eu tinha uma pele linda, que eu era linda e que queriam ficar perto de mim na foto. Acho que é porque eu sou muito branca e eles ficam impressionados com isso. Só sei que depopiss disso, meu apelido virou Miss Indonesia. O que, diga-se de passagem, nao é um elogio tao grande, dada a grande beleza das pessoas nesse país hehehe
celebridades

3 comentários:

Ari Pedro disse...

sabe o que eu mais gosto nocê? cê corre os riscos, mas nunca desrespeita ninguém...
amei a história da mesquita, mas queria uma descrição mais profunda da experiência de rezar em muçulmanês...
bjs
dedas

Lamaringoni disse...

sonhei dia desses que eu ia te visitar, mas no sonho você morava em Sri Lanka.

vamos pra lá, Gabi?

beijinhos e MUITA saudade!

Bel Balieiro disse...

Amada!
Amei essa parte II...
Pra variar, vc vivendo tudo com a intensidade apaixonada que só vc tem...
E a língua que você falou? É a língua oficial da Indonésia?
Outra coisa... esses tuk tuk são iguais os da Índia?
Afff... hoje to perguntadeira demais...
Beijo, te amo gigante!!!